terça-feira, 12 de novembro de 2013

Inscrição (até 28 de novembro)

Acesse o Formulário de Inscrição do Encontro Estadual de Educação e Movimentos Sociais de Sergipe:
https://docs.google.com/forms/d/1vu4aX1v05676AEUC1xwWfo3GSh9A1vvISRUYK93bQrg/viewform


Para efetivação de sua inscrição no Encontro você deverá apresentar informações sobre a realidade educacional de Sergipe, a partir das seguintes questões (enviar para [email protected]):


Você pode trazer informações sobre o currículo escolar, contratação de funcionários, condições de infra estrutura da escola, necessidades educacionais. Também pode tratar do que você observa sobre a perspectiva dos jovens do seu município, relação entre escola e trabalho, necessidades de formação profissional. Caso seja professor, técnico ou estudante de Universidade, deverá apresentar um dossiê sobre as condições curriculares, condições de trabalho e estudo, problemas mais frequentes encontrados que criam dificuldades para a continuidade dos estudos; a assistência estudantil; necessidades para realização de projetos de extensão e de pesquisa; os problemas do produtivismo, da terceirização dos serviços e privatização destes e da EBSERH; problemas de transporte. Essas questões devem ser abordadas a partir de diferentes realidades e perspectivas.

Enviar esses relatos para o email do NETE ([email protected])


LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO DAS ESCOLAS

IDENTIFICAÇÃO

MUNICÍPIO:
COMUNIDADE:
NOME DA ESCOLA:
MUN. ( ) EST.( )

SITUAÇÃO DA ESCOLA ABERTA? ( )
NÚMERO DE ESTUDANTES:
TURNO: NOTURNO: ( )MATUTINO:( ) VESPERTINO:( )

FECHADA? ( ) QUANDO? ____/____/______
MOTIVO
ONDE ESTÃO ESTUDANDO?
ESCOLA: COMUNIDADE: ( ) RURAL, ( ) URBANO

TRANSPORTE

TRANSPORTE ESCOLAR? SIM ( ) NÃO ( )
TIPO DO TRANSPORTE: ÔNIBUS( ) VAN( ) OUTROS ( )
QUAL ESTADO DE CONSERVAÇÃO: BOM ( ) RUIM ( ) PÉSSIMO( )
EMPRESA:

QUANTAS CRIANÇAS UTILIZAM TRANSPORTE ESCOLAR:
QUANTAS NÃO UTILIZAM:
TEM MONITOR? SIM ( ) NÃO ( )

DISTÂNCIA MÁXIMA DE CASA AO PONTO DE ÔNIBUS: ______Km

DISTÂNCIA MÁXIMA DO PONTO À ESCOLA: ______Km

TEMPO DE PERMANÊNCIA DENTRO DOS ÔNIBUS: ____:____Hs
A QUE HORAS ACORDA PARA IR PARA O PONTO:_____:_____Hs
A QUE HORAS CHEGA EM CASA____:____Hs

ESTRURURA DO PRÉDIO ESCOLAR

CONSERVADO: SIM ( ) NÃO: ( ) ABANDONADO: ( )
PRECISA SER REFORMADO? SIM ( ) NÃO ( )

QUADRA DE ESPORTE/ÁREA PARA ESPORTE: SIM ( ) NÃO ( ).
EM QUE CONDIÇÕES EXISTE?
QUADRA COBERTA ( ) NÃO TEM QUADRA ( ) ÁREA DANIFICADA/IMPRÓPRIA PARA USO ( ) BEM CONSERVADA

( ) BIBLIOTECA: SIM ( ) NÃO ( ).
CONDIÇÕES DE USO?
SALA DE RECURSOS: SIM ( ) NÃO ( ) CONDIÇÕES DE USO?

SALA DE INFORMÁTICA: SIM ( ) NÃO ( ). CONDIÇÕES DE USO?
LABORATÓRIOS: SIM ( ) NÃO ( ). CONDIÇÕES DE USO?
COMO ESTÁ O FUNCIONAMENTO

MERENDEIRA: SIM ( )NÃO ( )
MERENDA: SIM( ) NÃO( ),
SE NÃO, POR QUE?
SE SIM, DE ONDE VEM?

TEM? PAA ( ); PNAE ( )
QUANTO TEMPO ESSA ESCOLA FUNCIONOU?
OU FUNCIONA? _____ANOS

EXISTEM PESSOAS, JOVENS E ADULTOS QUE PRECISAM APRENDER A LER E ESCREVER NA COMUNIDADE?
SIM ( )NÃO ( ) QUANTOS_____

QUANTAS PESSOAS NA COMUNIDADE PARARAM DE ESTUDAR ANTES DE TERMINAR A 4ª SÉRIE? PORQUE?

QUANTAS PARARAM ANTES DE TERMINAR A 8ª SÉRIE

QUANTAS GOSTARIAM DE VOLTAR A ESTUDAR?

TEM ENSINO MÉDIO NA COMUNIDADE? SIM ( ) NÃO ( )

QUANTAS PESSOAS DA COMUNIDADE ESTUDAM À NOITE?

QUANTOS ESTUDAM NA CIDADE?

EXISTE EDUCAÇÃO INFANTIL: (DE 01 A 06 ANOS DE IDADE) SIM ( ) NÃO ( )

TEM PESSOAS NA COMUNIDADE QUE FAZ CURSO TÉCNICO? ( ) SIM ( ) NÃO, ONDE?

TEM PESSOAS NA COMUNIDADE QUE FAZ FACULDADE ( ) SIM ( ) NÃO;
A DISTANCIA ( ) SIM, ( )Não QUAL?

PRESENCIAL ( ) SIM ( ) NÃO ONDE? PUBLICA?

A ESCOLA E A COMUNIDADE (EM CASOS DE FECHAMENTO DE ESCOLA OU SALA DE AULA)
QUAL A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA PARA A COMUNIDADE?
A COMUNIDADE MELHOROU OU PIOROU DEPOIS DE TER FECHADO A ESCOLA? PORQUE?
COMO A COMUNIDADE FICOU SABENDO DO FECHAMENTO DA ESCOLA?

OS PROFESSORES TEM FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
SIM ( )NÃO ( ) NÃO SABE ( ).

A ESCOLA É ADAPTADA À REALIDADE DA COMUNIDADE? SIM ( ) NÃO ( ) NÃO SABE ( )

O TRANSPORTE É DO CAMPO PARA O CAMPO? SIM ( ) NÃO ( ) NÃO SABE ( ) DO CAMPO

PARA A CIDADE? SIM ( ) NÃO ( ) NÃO SABE ( )

Outras observações que você julgar importantes:





Após preenchimento do formulário  e envio das informações aguarde mensagem eletrônica de confirmação por parte da Comissão Organizadora.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Cartaz

(Clique para ampliar)

Apresentação e Informações

A conjuntura atual de precarização das políticas públicas, de negação dos direitos dos trabalhadores, de acirramento das desigualdades sociais e criminalização dos movimentos sociais e sindicais é o chão e a semente que produzem eventos científicos e políticos vinculados à educação e Movimentos Sociais. Nesse contexto, o I Encontro Estadual de Educação e Movimentos Sociais e VI Encontro de Educação do Campo são iniciativas que visam atender as demandas do Sindicato Nacional dos Docentes-ANDES, do Grupo de Trabalho e Educação da Secção Sindical-ADUFS-SE, que em conjunto com o Grupo de Pesquisa Educação e Movimentos Sociais, Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte & Lazer; Observatório de Educação; Fórum Sergipano em Defesa da Educação Pública, Movimentos Sociais e Sindicais do campo e da cidade, pretendem analisar as ações das políticas publicas de educação que estão em desenvolvimento no estado de Sergipe e apontar elementos de superação da política de educação vigente organizando-se rumo ao ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.


Públicos Participantes: Professores da rede pública, estudantes da educação básica e superior, funcionário técnicos e de apoio da educação pública;comunidades tradicionais (extrativistas, quilombolas, indígenas), movimentos sociais e culturais do campo e da cidade.

Coletivos que constroem o Encontro: GTPE-ADUFS/ANDES-SN; Movimento dos Pequenos Agricultores, Movimento Não Pago; Coletivo de Mulheres; CA’s da Universidade Federal de Sergipe e da UNIT; Professores independentes das redes de ensino;  docentes da UFS; Servidores Não Docentes da Universidade, do IFES e da Rede Estadual e Municipal da Educação Básica; Movimentos de quilombo; Professores e estudantes indígenas; Movimentos de Cultura de Sergipe; Fórum Sergipano em Defesa da Educação Pública.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Programação

Dia - 03/12 (Terça-feira)
Local: Centro de Vivência - UFS, São Cristóvão

08:00 - Abertura do evento

09:00 - Mesa Redonda - A lógica contraditória do capital nos processos de exploração dos trabalhadores: o papel da escola e da universidade.

Ementa: Inicia-se a mesa com a apresentação do dossiê sobre a realidade do mundo do trabalho no campo e na cidade estruturada pelos diversos sujeitos participantes do encontro a partir dos seus vínculos (estudante, professor das redes de educação, trabalhadores da educação, indígena, quilombola, comunidade extrativista, movimentos de cultura, Não Pago), em seguida os convidados apresentam reflexões sobre a realidade sergipana e a relação com as políticas de educação em âmbito internacional e nacional.

14:00 - Grupos de Diálogos

17:00 - Oficina de Comunicação

Dia 04/12 (Quarta-feira)
Local: Centro de Vivência - UFS, São Cristóvão

08:00 - Mesa Redonda - Elementos contraditórios das políticas públicas de Educação no Brasil e em Sergipe.

Ementa: Estruturação das políticas públicas a partir da lógica de base neoliberal discutindo a precarização, intensificação e privatização da educação e o papel do terceiro setor nesses processos. Discutir a importância do PNE da Sociedade Brasileira e o PNE em tramitação no governo federal. Papel das Conferências Governamentais e da organização contra-hegemônica dos trabalhadores. Espera-se que esta mesa também sugira elementos que contribuam para a superação dos problemas identificados no âmbito da educação pública.

14:00 - Grupos de Diálogos 
17:00 - Oficina de Comunicação

Dia 05/12 (Quinta-feira)

08:00 - Plenária Final e Encaminhamentos com Ato Público na Praça Fausto Cardoso

Objetivos

Geral: 
- Analisar as políticas públicas de educação a partir da atual conjuntura e contribuir com a preparação do Encontro Nacional de Educação.

Específicos:
Construir um dossiê sobre a educação em Sergipe;
- Discutir a relação entre educação e trabalho na cidade e no campo;
- Refletir sobre os desafios impostos à escola e à universidade pela lógica contraditória do capital.

domingo, 3 de novembro de 2013

Reunião Ampliada com os movimentos sociais para construção do Encontro Estadual de Educação e Movimentos Sociais.

Com o objetivo de ampliar o debate sobre a atual realidade do sistema público de educação no campo e na cidade, o Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação convidou nesta última quarta (30) os diversos movimentos sociais, no auditório do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe - UFS, os respectivos agentes pudessem discutir e construir o I Encontro de Educação e Movimentos Sociais de Sergipe. 


De olho na atual conjuntura socioeconômica do Brasil, na oportunidade, o grupo de estudo também discutiu com os movimentos sociais a relação entre educação e trabalho no campo e na cidade, tendo em vista as políticas públicas voltadas para o atual quadro precarizado do sistema público de educacional.


“Como nós estamos construindo um encontro estadual, que possivelmente desembocará no encontro nacional, o espaço possibilitará a construção coletiva de outro projeto de educação capaz de se contrapor as políticas governamentais, que por sua vez, fortalecem os interesses do capital privado que sua vez aprofundam as desigualdades sociais”, alega a professora Sônia Meire.

A reunião contou com a presença do Movimento Não Pago, Com o Movimento dos Pequenos Agricultores, o Germinal, alunos de Graduação e Pós-graduação da UFS. E ficou deliberado que será formulada uma carta convites aos estudantes, professores da Rede Pública de Educação.