quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Expedição à Cuba: Pesquisadores Brasileiros Viajam e Conhecem Experiências das Mircro-Universidades e o Sistema Educacional Cubano

 

Professores de diferentes Universidades Públicas do Brasil (UnB, UFS, UNICAMP, UFAL e UFPA), realizam desde o dia 06 de fevereiro, visitas guiadas pelo Ministério da Educação de Cuba em escolas primárias, secundárias e universidades, a fim de conhecer e discutir sobre o sistema educacional cubano. De Sergipe, participaram da expedição as professoras Marilene Santos (Campus de Itabaiana) e Drª Sonia Meire A. de Jesus (Campus São Cristovão), além da doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Magaly Gois.

O trabalho dos pesquisadores brasileiros está relacionado aos estudos realizados a partir das questões de pesquisa oriundas da Educação do Campo, principalmente das que tratam da formação de professores por meio das Licenciaturas em Educação do Campo, que, através de uma formação superior,  prepara educadores para atuar dentro da realidade dos trabalhadores ruais.

É importante frisar que as professoras que participam da viagem, também fazem parte do programa “Educação do Campo e Educação Superior: Uma Análise de Práticas contra-hegemônicas na formação de  profissionais da Educação  e das Ciências Agrárias nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte”, coordenado pelo UnB sob a responsabilidade da professora Drª Monica C. Molina.

Observatório como ferramenta de Estudos

O projeto ainda integra o Observatório de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que,  desde 2007, contribuiu para que a Universidade Federal de Sergipe também criasse o próprio Observatório, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação, que por sua vez, desenvolve pesquisas  sobre a realidade da educação no ensino Superior e na Educação do Campo.

Atualmente existem duas teses de doutorado, tres dissertações de mestrado defendidas e outras teses e dissertações sendo desenvolvidas com recursos de bolsa para estudantes da pós-graduação.

Os trabalhos do grupo de pesquisa terão o financiamento de 4 anos pela Capes, para que as universidades (UnB, UFS e UFPA) possam aprofundar estudos sobre a formação realizada com os trabalhadores rurais, contrapondo então o modelo de educação superior subordinado à lógica do mercado, pelos programas do Governo Federal conhecidos como “Prouni” e “Reuni”.  

Além de professores da universidade, o projeto também inclui professores da rede básica oriundos dos cursos superiores da Licenciatura em Educação do Campo e do curso de especialização Residência Agrária, bem como estudantes da graduação que se afinam com a problemática da educação no meio rural e com os movimentos sociais do campo (agricultores, extrativistas organizados em áreas de reforma agrária ou não, quilombolas e indígenas).

Importância da Visita à Cuba

A visita técnica à Cuba é considerada importante pelo fato deste país ter um sistema educacional que possibilita uma formação cujo tripé ensino-pesquisa e extensão, são estruturados por valores filosóficos, político ideológicos e pedagógicos  que nos permitem analisar as contradições e modos de superação de uma educação emancipadora e revolucionária diferentemente do atual modelo, que hoje se encontra subordinado à lógica do capital. As pesquisas realizadas na UFS e nas demais universidades têm o compromisso de apontar estratégias de construção para uma formação superior, que atenda aos interesses e necessidades da classe trabalhadora e capaz de construir uma outra visão de mundo e de universidade pública, autônoma e democraticamente responsável com as transformações radicais que a sociedade necessita realizar para viver com dignidade. 

                                                      Visita à Universidade Piñar Del Rio-Cuba.

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