Professores de diferentes Universidades Públicas do
Brasil (UnB, UFS, UNICAMP, UFAL e UFPA), realizam desde o dia 06 de fevereiro,
visitas guiadas pelo Ministério da Educação de Cuba em escolas primárias,
secundárias e universidades, a fim de conhecer e discutir sobre o sistema
educacional cubano. De Sergipe, participaram da expedição as professoras Marilene
Santos (Campus de Itabaiana) e Drª Sonia Meire A. de Jesus (Campus São Cristovão),
além da doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Magaly
Gois.
O trabalho dos pesquisadores brasileiros está relacionado
aos estudos realizados a partir das questões de pesquisa oriundas da Educação
do Campo, principalmente das que tratam da formação de professores por meio das
Licenciaturas em Educação do Campo, que, através de uma formação superior, prepara educadores para atuar dentro da
realidade dos trabalhadores ruais.
É importante
frisar que as professoras que participam da viagem, também fazem parte do
programa “Educação do
Campo e Educação Superior: Uma Análise de Práticas contra-hegemônicas na
formação de profissionais da
Educação e das Ciências Agrárias nas
regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte”, coordenado pelo UnB sob a
responsabilidade da professora Drª Monica C. Molina.
Observatório
como ferramenta de Estudos
O projeto ainda integra o Observatório de Educação da Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que, desde 2007, contribuiu para que a Universidade
Federal de Sergipe também criasse o próprio Observatório, vinculado ao Programa
de Pós Graduação em Educação, que por sua vez, desenvolve pesquisas sobre a realidade da educação no ensino
Superior e na Educação do Campo.
Atualmente existem duas teses de doutorado, tres
dissertações de mestrado defendidas e outras teses e dissertações sendo
desenvolvidas com recursos de bolsa para estudantes da pós-graduação.
Os
trabalhos do grupo de pesquisa terão o financiamento de 4 anos pela Capes, para que as universidades (UnB, UFS e UFPA) possam
aprofundar estudos sobre a formação realizada com os trabalhadores rurais,
contrapondo então o modelo de educação superior subordinado à lógica do
mercado, pelos programas do Governo Federal conhecidos como “Prouni” e “Reuni”.
Além de professores da universidade, o projeto também
inclui professores da rede básica oriundos dos cursos superiores da Licenciatura
em Educação do Campo e do curso de especialização Residência Agrária, bem como
estudantes da graduação que se afinam com a problemática da educação no meio
rural e com os movimentos sociais do campo (agricultores, extrativistas
organizados em áreas de reforma agrária ou não, quilombolas e indígenas).
Importância
da Visita à Cuba
A visita técnica à Cuba é considerada importante pelo
fato deste país ter um sistema educacional que possibilita uma formação cujo
tripé ensino-pesquisa e extensão, são estruturados por valores filosóficos,
político ideológicos e pedagógicos que
nos permitem analisar as contradições e modos de superação de uma educação
emancipadora e revolucionária diferentemente do atual modelo, que hoje se encontra subordinado à
lógica do capital. As pesquisas realizadas na UFS e nas demais
universidades têm o compromisso de apontar estratégias de construção para uma
formação superior, que atenda aos interesses e necessidades da classe
trabalhadora e capaz de construir uma outra visão de mundo e de
universidade pública, autônoma e democraticamente responsável com as
transformações radicais que a sociedade necessita realizar para viver com
dignidade.
Visita à Universidade Piñar Del Rio-Cuba.