terça-feira, 18 de novembro de 2014

Inscrição do evento através do Sigaa UFS

Além da inscrição através da ficha de inscrição disponibilizada aqui no blog, também é possível fazer a inscrição através do Sigaa da UFS através do link: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/home.jsf

Seguindo o passo a passo será fácil efetar a incrição.

O link direcionará para essa janela

 Na barra da esquerda selecione o item Extensão

Em seguida clique no botão "Inscrições On-line" que está destacado na imagem acima

Em seguida essa tela aparecerá, será necessário procurar o evento descendo a barra de rolagem até localizar o evento, confira a data do evento e clique na seta verde a direita


Após clicar na seta verde essa tela será aberta, essa ficha deve ser preenchida com todos os dados que vierem marcados com um * azul, caso tenha um trabalho a ser anexado o mesmo pode ser feito no ato da inscrição demonstrada na área destacada

Após esses passos, poderá clicar no botão "confirmar inscrição"


Ficar atento, pois após a inscrição ser efetuada chegará no e-mail uma confirmação " Inscrição Submetida" onde você deverá clicar no link e digitar a senha que vem no e-mail

Ao final você lerá essa mensagem, caso seja necessário poderá acompanhar o sua inscrição através do site do sigaa da ufs

Caso tenha dúvida ou não consiga efetuar a inscrição poderá enviar um e-mail para: [email protected], ou fazer a inscrição através da ficha disponibilizada pela comissão organizadora aqui.

Lembrando que o envio de trabalhos (artigos, depoimentos, etc.) foram prorrogados até o dia 30/11.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

II Encontro Estadual de Educação e Movimentos Sociais e V Encontro de Educação do Campo de Sergipe




UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
NÚCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO

Local: UFS Campus de São Cristóvão
Período: 16 a 18 de dezembro de 2014

NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

  • Para que o trabalho seja aprovado pela Comissão Científica do II Encontro Estadual de Educação e Movimentos Sociais e V Encontro de Educação do Campo de Sergipe, o mesmo deve estar em conformidade:
               Com o eixo temático do GT (Grupo de Trabalho)

                    GT 1 – Educação do Campo e Movimentos Sociais;
                    GT 2 – Formação Docente e Precarização do Trabalho;
                    GT 3 – Educação Infantil e Alfabetização;
                    GT 4 – Questões Agrárias, Urbana e Ambiental;
                    GT 5 – Educação de Jovens e Adultos.

               Com o eixo temático Painel

                     Painel 1 - Educação infantil e Alfabetização;
                     Painel 2 - Anos iniciais do ensino fundamental;
                     Painel 3 - Turmas multisseriadas;
                     Painel 4 - Educação inclusiva,
                     Painel 5 - Educação de Jovens e Adultos.
  • O trabalho será apresentado em um dos seguintes formatos: comunicação oral ou relato de experiência;
  • Cada participante inscrito(a) no encontro poderá enviar no máximo 3 trabalhos: 1 na condição de autor(a) e mais 2 como coautor(a);
  • Cada comunicação oral poderá ter no máximo 02 coautores(as).
  • Para os relatos de experiência não haverá limite de coautores (as);
  • Autores (as), coautores (as) e ouvintes deverão estar devidamente inscritos no evento, mediante o preenchimento de uma <ficha de inscrição>, que deverá ser encaminhada para o e-mail: [email protected] 

Orientações para o encaminhamento de trabalhos:

Comunicação oral
A comunicação oral deverá ser enviada em forma de artigo científico, no formato doc, docx ou pdf, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margens: superior 2 cm, inferior 2 cm,esquerda 3 cm,direita 3 cm, e conter entre 8 e 12 páginas, incluindo o resumo e as referências. O resumo deverá estar em espaçamento simples, conter tradução em língua estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês), e apresentar de 3 a 5 palavras-chave.
Na primeira página, o trabalho deverá dispor dos elementos abaixo, na ordem que segue:
a) Título do trabalho em maiúscula, centralizado, negrito, fonte Times New Roman e tamanho 14.

b) Indicação do eixo temático (GT) ao qual se vincula o trabalho, centralizado, iniciais maiúsculas, fonte Times New Roman e tamanho 12.

          GT 1 – Educação do Campo e Movimentos Sociais;
          GT 2 – Formação Docente e Precarização do Trabalho;
          GT 3 – Educação Infantil e Alfabetização;
          GT 4 – Questões Agrárias, Urbana e Ambiental;
          GT 5 – Educação de Jovens e Adultos.

c) O nome completo do autor e dos coautores sem abreviaturas, alinhados à direita, fonte Times News Roman e tamanho 12, com indicação de nota de rodapé para as credenciais. Os dados de identificação do autor e coautores devem ser colocados em nota de rodapé, fonte 10, seguindo esta ordem: instituição, titulação, grupo de pesquisa e e-mail;

d) Resumo e a sua tradução em língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) entre 250 e 400 palavras cada;

e) As citações diretas e indiretas ao longo do texto e as notas de rodapé devem seguir as normas da ABNT vigentes;

f) A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores, inclusive o resumo em língua estrangeira.

Deste modo, o artigo deve assumir a seguinte estrutura sequencial:
  • Título;
  • Indicação de eixo temático;
  • Nome completo autor (a) e/ou coautores (as);
  • Credenciais do autor (a) e/ou coautores (as) em nota de rodapé;
  • Resumo, tradução em língua estrangeira e palavras-chave.
  • Introdução;
  • Revisão de literatura;
  • Considerações finais;
  • Referências.
Relato de Experiência
Buscam mostrar reflexão sobre a prática. Para fins de publicação, recomenda-se que tais relatos devam ter caráter não apenas descritivo, mas também reflexivo, relacionados a um dos eixos temáticos:
           Painel 1 - Educação infantil e Alfabetização;
           Painel 2 - Anos iniciais do ensino fundamental;
           Painel 3 - Turmas multisseriadas;
           Painel 4 - Educação inclusiva;
           Painel 5 - Educação de Jovens e Adultos.
Os relatos de experiência deverão ser enviados em forma de resumo expandido, contendo até 1.300 caracteres, sem espaço, apresentando sucintamente a contextualização da experiência, os objetivos, os elementos teóricos, a metodologia (caminho, passos, procedimentos da ação), os resultados obtidos e as considerações finais.
Calendário
  1. Prazo para o envio dos trabalhos: 15/11/2014
  2. Confirmação do recebimento da inscrição e/ou trabalhos: até 7 (sete) dias após o envio
  3. Envio das cartas de aceite: 30/11/2014
  4. Publicação das listas dos aprovados com os respectivos dias e horários de apresentação serão divulgados no endereço: http://www.neteufs.blogspot.com.br em 01/12/2014
  5. Endereço eletrônico para o envio dos trabalhos: [email protected]

Observações: Os trabalhos aceitos serão divulgados numa lista no site do encontro. Informamos que erros de formatação e erros ortográficos são de inteira responsabilidade dos (as) autores (as) e coautores (as), sendo um dos requisitos básicos durante o processo de seleção e análise.

Os participantes receberão certificado de 30 horas, além de certificados específicos por participação em minicursos, caso estejam escritos e de apresentação de trabalhos, caso apresentem.

Cada GT e Painel será construído a partir dos trabalhos selecionados, em consonância com o tema central do evento. Desta forma, será de suma importância que os autores (as) e /ou coautores (as) estejam presentes para dar suas contribuições acerca dos respectivos trabalhos, sendo os debates e reflexões importantes para busca de novas alternativas e para o avanço de uma educação pública de qualidade.

Quaisquer dúvidas, entrar em contato com a Comissão Científica através do e-mail: [email protected] 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Expedição à Cuba: Pesquisadores Brasileiros Viajam e Conhecem Experiências das Mircro-Universidades e o Sistema Educacional Cubano

 

Professores de diferentes Universidades Públicas do Brasil (UnB, UFS, UNICAMP, UFAL e UFPA), realizam desde o dia 06 de fevereiro, visitas guiadas pelo Ministério da Educação de Cuba em escolas primárias, secundárias e universidades, a fim de conhecer e discutir sobre o sistema educacional cubano. De Sergipe, participaram da expedição as professoras Marilene Santos (Campus de Itabaiana) e Drª Sonia Meire A. de Jesus (Campus São Cristovão), além da doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Magaly Gois.

O trabalho dos pesquisadores brasileiros está relacionado aos estudos realizados a partir das questões de pesquisa oriundas da Educação do Campo, principalmente das que tratam da formação de professores por meio das Licenciaturas em Educação do Campo, que, através de uma formação superior,  prepara educadores para atuar dentro da realidade dos trabalhadores ruais.

É importante frisar que as professoras que participam da viagem, também fazem parte do programa “Educação do Campo e Educação Superior: Uma Análise de Práticas contra-hegemônicas na formação de  profissionais da Educação  e das Ciências Agrárias nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte”, coordenado pelo UnB sob a responsabilidade da professora Drª Monica C. Molina.

Observatório como ferramenta de Estudos

O projeto ainda integra o Observatório de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que,  desde 2007, contribuiu para que a Universidade Federal de Sergipe também criasse o próprio Observatório, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação, que por sua vez, desenvolve pesquisas  sobre a realidade da educação no ensino Superior e na Educação do Campo.

Atualmente existem duas teses de doutorado, tres dissertações de mestrado defendidas e outras teses e dissertações sendo desenvolvidas com recursos de bolsa para estudantes da pós-graduação.

Os trabalhos do grupo de pesquisa terão o financiamento de 4 anos pela Capes, para que as universidades (UnB, UFS e UFPA) possam aprofundar estudos sobre a formação realizada com os trabalhadores rurais, contrapondo então o modelo de educação superior subordinado à lógica do mercado, pelos programas do Governo Federal conhecidos como “Prouni” e “Reuni”.  

Além de professores da universidade, o projeto também inclui professores da rede básica oriundos dos cursos superiores da Licenciatura em Educação do Campo e do curso de especialização Residência Agrária, bem como estudantes da graduação que se afinam com a problemática da educação no meio rural e com os movimentos sociais do campo (agricultores, extrativistas organizados em áreas de reforma agrária ou não, quilombolas e indígenas).

Importância da Visita à Cuba

A visita técnica à Cuba é considerada importante pelo fato deste país ter um sistema educacional que possibilita uma formação cujo tripé ensino-pesquisa e extensão, são estruturados por valores filosóficos, político ideológicos e pedagógicos  que nos permitem analisar as contradições e modos de superação de uma educação emancipadora e revolucionária diferentemente do atual modelo, que hoje se encontra subordinado à lógica do capital. As pesquisas realizadas na UFS e nas demais universidades têm o compromisso de apontar estratégias de construção para uma formação superior, que atenda aos interesses e necessidades da classe trabalhadora e capaz de construir uma outra visão de mundo e de universidade pública, autônoma e democraticamente responsável com as transformações radicais que a sociedade necessita realizar para viver com dignidade. 

                                                      Visita à Universidade Piñar Del Rio-Cuba.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Programação do Seminário de Pesquisa em Educação a partir do Método na Teoria Social

SEMINARIO SOBRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A PARTIR DO METODO NA TEORIA SOCIAL MODULO I

Camaradas,
Chegamos ao inicio de 2014, mesmo com o semestre de 2013 em curso, deveremos nos posicionar frente às demandas que existem de trabalho e de luta. 

Encerramos 2013 com o nosso encontro I Encontro Estadual de Educação e Movimentos Sociais, e agora teremos de ampliar o dossiê, avançar nas pesquisas, realizar estudos e participarmos de atividades políticas na defesa da educação 100% pública. 

O ano de 2014 será de muitos enfrentamentos e eles já estão acontecendo nas ruas. Por isso, tiramos para este mês dois dias de encontro em forma de seminário para estudarmos e organizarmos um cronograma de trabalho. Tod@s deverão participar nos dias marcados para que juntos possamos definir e acompanhar as tarefas.

Lembrando que apesar das demandas individuais das dissertações, teses e monografias, tudo está envolvido em um projeto coletivo maior. O seminário está marcado para ocorrer durante os dias 21 e 22 de janeiro, na sala 14 (NETE), didática II- 1º andar. Esperamos vocês com muita disposição. Um abraço fraterno.

Sônia Meire

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Moção de Repúdio ao decreto 29.592

Moção de Repúdio ao decreto 29.592!

O I Encontro de Educação e Movimentos Sociais de Sergipe vem a público repudiar o decreto 29.592 publicado no diário oficial do estado no dia 21 de novembro pelo governo Jackson Barreto que trata da extinção de mais de 200 funções públicas no estado de Sergipe, proibindo concurso e abrindo espaço para a terceirização/privatização. No âmbito da educação o decreto extingue os cargos do setor operacional das escolas (merendeiras, vigilantes e executores de serviços básicos).

Essa política atende a um receituário neoliberal de enxugamento dos direitos sociais e de precarização do trabalho no serviço público. Ao invés de valorização dos trabalhadores com plano de carreira e fortalecimento da escola pública, o governo Jackson aposta na privatização e no retorno do famigerado "Trem da Alegria" por meio de contratações que somente atendem aos interesses privados e fazendo a festa das indicações políticas, ao invés da realização de concurso público. Não concordamos com o desmonte do estado e com a perda de direitos historicamente conquistados com muito suor e luta. Por isso repudiamos o autoritarismo do governador e exigimos a revogação do decreto 29.592.

 


Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, 2013

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

I Encontro Estadual de Educação e Movimentos Sociais reuni várias comunidades de Sergipe no 1º dia

O ponta pé inicial foi dado! O primeiro dia do I Encontro Estadual de Educação e Movimentos Sociais representou um passo na construção de um novo modelo educação em Sergipe e no país. Catadoras de mangaba, professores, mulheres, estudantes e jovens do sertão debateram nesta terça-feira, 10, no Centro de Vivências da Universidade Federal de Sergipe (UFS), quais os caminhos para consolidar uma educação com a cara e a voz do povo. 
Para a representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Coletivo de Juventude do Alto Sertão, Rodjane Matos, a luta por uma educação no campo com qualidade representa uma busca por permanência dos estudantes na escola. “Com o fechamento das escolas no interior os estudantes tem que estudar em outras localidades, longe de suas origens. Esse problema vem causando prejuízos para crianças e famílias sertanejas”. Ademais, ela coloca que os ônibus que transportam os alunos são de péssimas condições.

Sobre transporte, Luiz Andrade – militante do Movimento Não Pago -, aponta que o debate do transporte se configura no acesso à educação. “Há um descaso na educação e no transporte que é oferecido à população, nas cidades e no interior. Isto constata a incompetência da gestão do estado em dois direitos sociais fundamentais”, aborda. 

A estudante de farmácia da UFS, Naira Gomes, revela que no encontro ela teve acesso a variados assuntos que não são abordados na academia. “É a primeira vez que visualizo um encontro como este aqui na universidade, que debata a educação como um todo. Na sala de aula não vemos isso. Acredito que os estudantes da universidade deveriam se apropriar mais desses espaços”. Ela, que participa do Coletivo de Mulheres de Aracaju, acrescenta que os Grupos de Diálogos, em específico o de Mulheres, foi muito enriquecedor para discutir o papel da mulher na educação e dentro sociedade.
Já a professora do Instituto Federal de Superior (IFS), Elza Ferreira, comenta que o mais importante é que o espaço é aberto e democrático. “Debatemos aqui algo que não está pronto, como acontece em encontros organizados por outras organizações. Vemos trabalhadores da educação  que conhecem realmente suas realidades. Estar sendo encantador”, diz Elza.

Cerca de 170 pessoas de 14 municípios compartilharam experiências e apontaram propostas no dia de hoje. Além dos momentos de debates, foram construídas novas formas de informação nas oficinas de educomunicação.


Amanhã acontecerá uma mesa redonda sobre o papel da escola e a universidade, às 09h. E na quinta-feira, dia 12, às 08h, na Praça Fausto Cardoso um Ato Público dará a tônica do que foi os três dias de encontro.

sábado, 30 de novembro de 2013

Orientações

A partir desta data as inscrições para o Encontro Estadual de Educação e Movimentos Sociais de Sergipe devem ser realizadas a partir do SIGAA:

https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/link/public/extensao/inscricoesOnline

clicar na opção inscrever-se, preencher os dados e aguardar a homologação.

Pedimos aos participantes que tragam um copo para utilização durante os três dias do evento e uma camisa preta para ser utilizada no dia 05 de dezembro, durante o encerramento do evento na Praça Fausto Cardoso,

atenciosamente,

Comissão Organizadora do Encontro Estadual de Educação e Movimentos Sociais de Sergipe

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

2ª reunião ampliada para o I Encontro Sergipano de Educação e Movimentos Sociais

Cartaz do Evento
  Na próxima quinta-feira, 21, às 10 horas, o Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação (NETE-UFS), convida os movimentos sociais para participar da segunda reunião ampliada, que ocorrerá no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (ADUFS), onde na oportunidade serão discutidas questões organizativas para construção coletiva do I Encontro Sergipano de Educação e Movimentos Sociais.

Assim como na primeira reunião, o segundo momento também servirá para que o conjunto de militantes em parceria com o grupo de estudos da UFS possam imprimir suas expectativas sobre o rumo da educação pública, a fim de fortalecer a ideia de um espaço que de fato tenha a cara e anseios do povo. 

“Na primeira reunião de construção do evento, as organizações presentes perceberam que o grupo terá um grande trabalho pela frente, para mobilizar outros movimentos sociais. A expectativa para próxima reunião é conseguir avançar com as pautas de outros movimentos”, afirma João Paulo, militante do Movimento Não Pago.

O Encontro Sergipano de Educação e Movimentos Sociais acontecerá durante os dias 3, 4 e 5 de dezembro, na UFS. Maiores informações sobre a programação e inscrição estão disponíveis no blog www.neteufs.blogspot.com.br


O quê: 2ª Reunião ampliada do I Encontro Estadual de Educação e Movimentos Sociais.
Quando: 21 de Novembro
Que horas: a partir das 10 horas.
Onde: Auditório da ADUFS – Na Universidade Federal de Sergipe.