Líder do grupo

Marilene Santos
Professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe-UFS no Campus Prof. Alberto Carvalho. Pós-doutora em Educação pela- UNIRIO. Doutora em Educação pela UFS. Mestra em Educação pela UNISINOS. Graduada em Pedagogia pela UFS. É líder do grupo de pesquisa Educação e Movimentos Sociais – GPEMS. Tem experiência na área de Educação com ênfase em: Educação do Campo, atuando principalmente nas seguintes áreas: currículo – alfabetização – ensino multisseriado – educação de jovens e adultos, formação de professores, prática de Ensino, política educacional, política pública, cultura., etnomatemática, educação ambiental, história social da criança, literatura infanto-juvenil, gestão educacional e diversidade cultural.
Vice Líder do grupo

Silvana Aparecida Bretas
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é Professora Dra. Associada da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de pesquisa em educação, com ênfase na História da Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: história das instituições escolares; história, historiografia e intelectuais; política educacional.
Fundadora do grupo

Sonia Meire Santos Azevedo de Jesus
Graduada pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (1986), mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1997), doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003); Doutorado Sandwiche em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2002). É professora da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, educação e movimentos sociais, educação do campo, políticas públicas em educação, políticas de conhecimento, saberes e práticas educativas emancipatórias, educação popular; gênero, trabalho e educação e, educação superior
Pesquisadoras

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe-UFS. Pós- Doutora em Educação pela Universidade de Brasília – UNB (2017). Doutora pelo programa de Pós-Graduação “Diversidade y Desarrollo Socioeducativo” da Universidad de Valladolid – Espanha (2007). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (2000). Pesquisadora Colaboradora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNB. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Movimentos Sociais da UFS. Integrante do GEPPE _ Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas – UNB. Membro do GEADAS: Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização, Discurso e Aprendizagens. Tem experiência na área de Educação e Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Práticas Pedagógicas e Pesquisa Etnográfica

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2016), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (2009) e possui graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1991). Professora do Programa de Pós graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe; Professora de psicologia do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe- UFS. Membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião – Soter. Desenvolve pesquisas em Psicologia, religião e espiritualidade em uma linha fenomenológica existencial; pesquisa ainda psicologia e educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia, Religião, saúde e terapêuticas populares.

Professora Adjunta do Departamento de Educação de Itabaiana da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Educação (UFS), Mestre em Educação (UEFS), Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Africana (FACSA) e Licenciada em Letras (UESC) e Pedagogia (UNEB). Tem experiência com as temáticas: políticas educacionais, currículo, formação de professores, educação das relações étnico-raciais, direitos humanos, pobreza e desigualdade social, prática pedagógica antirracista e livro didático.

Professora de Psicologia do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho). Mestra e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas que assumem o aspecto social como preponderante no desenvolvimento humano. Atua nos seguintes temas: processos de transição conceitual, aquisição de conhecimentos, argumentação e compreensão hierárquica.

Graduada em Pedagogia pelo CEDU-UFAL (2008). Mestre em Educação (2011) pelo PPGE-UFAL (realizou intercâmbio na Pontífica Universidade Católica-SP quando integrante do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD entre PUC-SP, UNESA-RJ e UFAL). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (com doutorado sanduíche na Universidade do Porto- Portugal em 2013 pela CAPES). Professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Campus Prof. Alberto Carvalho. Coordenadora do grupo de pesquisa Clínica da Atividade e Trabalho Docente. Também é pesquisadora no grupo de pesquisa Educação e Movimentos Sociais e no grupo Currículo, Atividade Docente e Subjetividades. Pesquisadora Ad Hoc da FAPITEC/SE. Revisora da Revista Brasileira de Educação RBE e da Revista de Psicologia e de Ciências da Educação. Áreas de estudo: Trabalho Docente. Educação inclusiva.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1987), Especialização em Educação Tecnológica – CEFET/MG, Especialização em Competência Pedagógica e Docência Universitária – Faculdade São Luís de França (2008), Especialização em Gestão de Mídias na Educação – Universidade Federal de Sergipe (2009), Especialização em Libras: Educação Inclusiva – Faculdade São Luís de França (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2002). Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe e doutoranda em Geografia dessa instituição, pesquisando o fechamento das escolas localizadas no campo/zona rural. Foi vice coordenadora do Observatório Nacional de Educação Especial no Estado de Sergipe. Atuou como membro da coordenação do Programa Escola da Terra no estado de Sergipe (2017-2018) e continua na segunda edição do programa (2020-2021). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação infantil, educação inclusiva e surdez, formação e prática docente, currículo e diversidade cultural, tecnologia educacional/Mídias e Educação, e Educação do Campo.
Estudantes da Pós-Graduação

Graduada em Serviço Social (UNIT) e em Geografia (UFS). Pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas (UFS). Especialista em Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas (Universidade de São Paulo). Mestranda em Educação PPGED/UFS. Perita Social do Tribunal de Justiça. Professora Articuladora da UNIT e Diretora de Gestão e Planejamento do SUAS de Moita Bonita/SE.

Doutoranda em Educação pela UFMS(desde 2019), Mestre em Educação pela UFS (2009), Especialização em Avaliação Psicológica pelo IPOG em Campo Grande -MS(2016), Especialização em Gestão Empresarial e de Recursos Humanos pela UNAES-Faculdade de Campo Grande-MS (2004), Graduação em Psicologia pela UFMS/Campus de Corumbá (2002).É Servidora Pública Federal como Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA.

Doutorando em Educação – PPGED/UFS, Mestre em Educação – PPGED/UFS, Especialista em Gestão Escolar: Pedagogia Empresarial. Graduado em Pedagogia e em Filosofia. Atualmente é Professor Efetivo da Rede Municipal de Nossa Senhora de Lourdes e membro do grupo de Pesquisa.

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe/ (UNESP) e militante do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC).

Doutorado e Mestrado em Educação pelo Núcleo de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Graduação em Pedagogia (UVA, 2004); Licenciatura em Língua Portuguesa (FACIBA-2013). Especialização em Metodologias de Ensino para Educação Básica (UFS, 2009), Especialização em Libras e em Atendimento Educacional Especializado- AEE (FAVENI/2019), é Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais (UFS). Atualmente é professora efetiva da rede municipal de ensino no município de Coronel João Sá/BA e do Estado de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo. No Ensino Superior tem experiências com tutoria na Universidade Federal de Sergipe (UFS), como docente na Faculdade Zacarias de Góes e coordenação de cursos de especialização na Faculdade João Calvino.

Pedagoga pela UFS, especialização em Gestão escolar e Mestranda em Educação no PPGED/UFS. Pesquisando políticas públicas para as classes multisseriadas das escolas do Campo. Professora da Educação Básica nas redes estadual e municipal.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (2002), Pós-graduação em Educação Inclusiva pela Faculdade Atlântico (2010). Atualmente é professora – Secretaria Municipal de Educação de Aracaju e professora – Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, atuando como técnica pedagógica no Departamento de Educação – DED, nas seguintes áreas: educação do campo e formação de professor. Mestranda PPGECIMA – UFS
Estudantes da Graduação

Residente na zona rural da cidade de Carira, formação técnica em secretariado, graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe e integrante do grupo de Pesquisa e Movimentos Sociais – GPEMS.

Lavradora, residente na zona rural de Nossa Senhora Aparecida Sergipe, ex aluna da Educação de Jovens e Adultos- EJA; graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe; bolsista do Programa Residência Pedagógica UFS, Núcleo Alfabetização e integrante do grupo de Pesquisas e Movimentos Sociais – GPEMS.