O grupo de Pesquisa Educação e Movimentos Sociais – GPEMS, liderado pelas professoras Marilene Santos e Sonia Meire Santos Azevedo de Jesus, foi criado em 2004 na Universidade Federal de Sergipe- UFS. É um grupo inserido no departamento de educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação.

Tem como principal objetivo desenvolver estudos e pesquisas na área da educação. Preocupa-se com a análise sócio-histórica das estratégias educativas na formação dos movimentos sociais do campo e da cidade. Também se ocupa das reflexões sobre políticas públicas na educação; formação de professores e seus movimentos; alfabetização de crianças, jovens e adultos; reforma agrária e educação do campo; políticas públicas e a questão étnico-racial; e políticas de gênero e de conhecimento contra hegemônico. Atua em diferentes ações ancoradas no tripé: ensino, pesquisa e extensão. Tem parcerias com diversas universidades a exemplo da UNIRIO, UFPA, UFPI, entre outras.

No decorrer dos seus 17 anos de existência o GPEMS tem realizado encontros e seminários de estudos, publicado livros e artigos em periódicos especializados resultantes das pesquisas realizadas na Graduação e na Pós-Graduação, bem como tem desenvolvido diversos projetos de extensão na sociedade sergipana.

O Grupo conta com quatro linhas de pesquisa. Formação e Prática Docente: desenvolve estudos e pesquisas no campo da formação inicial e continuada de professores; práticas pedagógicas na educação básica e superior, produção de saberes e conhecimentos que contribuam para a construção de projetos alternativos para a formação e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Educação e Movimentos Sociais: estudo das diferentes formas de educação que se relacionam com os movimentos sociais do campo e da cidade. As temáticas abordam diferentes contextos institucionais e educativos: educação do campo, educação ambiental, trabalho e educação, juventude e trabalho, etnia e gênero. Estado e Políticas Públicas de Educação: contempla estudos sobre o papel do Estado e da sociedade no âmbito da educação nacional, especificamente: legislação, financiamento, planejamento, gestão educacional, sistema educacional, avaliação e reformas educativas. Educação e Políticas Públicas: estudos e pesquisas de análise das políticas de educação voltadas para educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, diferentes modalidades de ensino, currículo e gestão escolar.

Atualmente, o GPEMS conta com 62 participantes, entre docentes, discentes e colaboradores, distribuídos em todos os níveis do ensino superior (graduandos, mestrandos, doutorandos, mestres, doutores e pós-doutores).